Deficientes Visuais

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cegueira
Atualmente o Brasil detém cerca de 2,83% da população mundial em cegueira. Os cálculos apontam para a existência de 1,1 milhões de pessoas cegas no Brasil (, 06% da população estimada) e aproximadamente 4 milhões de deficientes visuais sérios.
As causas principais de cegueira evitável ou curável na América Latina em geral e no Brasil em particular são: catarata e falta de óculos. A população mais afetada pela catarata, ou a opacificação do cristalino são pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil são realizadas aproximadamente 280 mil cirurgias de catarata através do SUS (Sistema Único de Saúde) e entre 80 mil e 100 mil através de convênios e médicos particulares.
Segundo especialistas este número deveria ser, pelos menos, 50% maior caso o acompanhamento fosse realizado com mais freqüência. Eles afirmam ainda que, os erros refrativos ou ametropias, miopia, astigmatismo, hipormetropia e presbiopia, embora raramente evoluam a cegueira, se não tratados provocam a redução considerável de qualidade de vida da pessoa, no caso de crianças em desenvolvimento escolar, podem afetar de modo expressivo seu rendimento e limitar de maneira drástica sua perspectivas sociais, culturais e profissionais.
Quanto a miopia ela pode variar de 11 a 36% da população, a hipermetropia cerca de 34%, e da presbiopia aproximadamente 26% da população. De acordo pesquisas realizadas, não existem dados sobre a diferença de acesso a assistência oftalmológica entre homens e mulheres no Brasil.
Outras causas são apontadas e preocupam, como o Glaucoma e a Diabetes, segundo a Organização Mundial de Saúde e a Federação Internacional de Diabetes (FID), em 2025 o mundo terá 300 milhões de diabéticos. No Brasil, 7,8% da população é diabética (13.260.000 brasileiros) e cerca de 50% das pessoas diabéticas (6.630.000) têm o risco de desenvolver retinopatia diabética.
E foi a Diabetes a causadora da perda parcial da visão de Raimundo Gomes dos Anjos, de 53 anos voluntário na escola para deficientes visuais, Instituto São Rafael de Belo Horizonte. Segundo ele devido o descontrole da Diabetes foi desenvolvido um escolamento de retina causando a perda parcial da visão.
Mesmo com essa deficiência Raimundo não deixou se abater e abraçou os amigos de escola dando suporte em uma oficina de rádio que possui dentro do Instituto São Rafael, nessa oficina eles aprendem locução e edição de áudio.
Para se locomover até o Instituto, Raimundo e outros alunos contam com a ajuda de policiais militares que fazem a ronda no local ajudando os alunos a atravessarem a rua que da acesso a escola.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB